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Pe. Jaime Diniz
O compositor, regente, musicólogo e professor Padre Jayme Cavalcanti Diniz nasceu em Água Preta(PE)em 01 de maio de 1924. Estudou Filosofia no Seminário de Olinda e Teologia no Seminário Central de São Paulo. Em 1936, iniciou seus estudos de piano, teoria e solfejo em Pesqueira, PE, dando continuidade no Semnário de Olinda, onde foi organista (1941 - 1943) e regente de coro. Em 1945 apresentou a Missa Mirabilis Deus. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário de Ipiranga em São Paulo, onde frequentou as classes de Furio Franceschini e de frei Pedro Sinzig (composição sacra) e Paula Loebenstein (interpretação).

É desse período a sua colaboração para a revista Música Sacra, de Petrópolis. Em 1951, fez estudos de técnica dodecafônica com C. Guerra-Peixe. Como participante do III Curso Internacional de Férias da Pró-Arte, em Teresópolis (1952), estudou com H.-J. Koellreutter (regência), Ernst Krenek (estética musical) e Hilde Sinnek (história da música). Em 1957, criou a Schola Cantorum Padre Jayme Diniz. No ano seguinte, foi aperfeiçoar-se no instituto Pontifício de Música Sacra de Roma, onde fez cursos com Higino Anglès (musicologista), Edgardo Carducci-Agustini (instrumentação), Domenico Bartoluci (polifonia) e Eugenio Cardine (paleografia musical). No Liceu Isabella Rosato, em Roma, estudou com Arnaldo Boreggi (contraponto e prática de coros). Em Paris, frequentou o Instituto Gregoriano e o Conservatório de Música (1959).

Retornando ao Brasil em 1960, realizou o II Concurso Nacional de Música Sacra, sendo também nomeado membro do Departamento de Cultura da Prefeitura de Recife e convidado a fundar o curso de Música, na Universidade Federal do Recife, onde foi nomeado professor de História da Música e Harmonia Complementar. Regeu, no mesmo ano, o coral da Escola de Belas Artes. Em 1961, presidiu a Comissão Arquidiocesana de Música Sacra de Olinda e Recife, foi professor de canto gregoriano e regente de coral do Seminário de Olinda. Foi fundador e regente do Coro de Guararapes. Também ministrou o curso de história da música no Pontifício Colégio Brasileiro, em Roma. Publicou ensaios musicológicos em jornais, revistas e livros. Dentre eles, destaque-se: Músicos pernambucanos do passado (Recife, 1969-1971), Ciranda - roda de adultos no folclore pernambucano (Recife, 1960), Nazaré - estudos analíticos (Recife, 1963) e A Sinfonia de Alberto Nepomuceno (Recife, 1964), Organistas da Bahia, Velhos organistas da Bahia e Os Mestres de Capela da Santa Casa da Misericórdia de Salvador, tornando-se o mais destacado estudioso da música do nordeste brasileiro.

Membro da Academia Brasileira de Letras, ocupou o cadeira nº27 (Vincenzo Cernicchiaro).
 
















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